quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Berinjela de Forno Vegetariana

Olá pessoas!
Essa berinjela é muito, muito, muito boa! Ok, eu sou um pouco suspeita porque amo berinjela e prezo por manter carne longe do meu prato, mas o Chito - carnívoro e provador oficial do blog - pira nessa receita. Então, podem botar fé! 
Essa berinjela de forno já foi feita de várias maneiras aqui em casa... com a berinjela frita, com a berinjela grelhada, recheada só com molho de tomate e queijo, recheada com o próprio miolo da berinjela refogadinho, etc. São muitas opções e vou ser bem sincera: todas são ótimas! Mas a receita de hoje é a minha preferida. Comecei a pensar nela depois de comer aquela pizza vegetariana da Pizza Hut. A combinação de queijo, tomate, champignon, pimentão, cebola e azeitonas é boa demais e casa bem com uma milhão de coisas. Por que não arriscar no recheio da berinjela? Deu certo! E fica tão linda, douradinha e gostosa! 


Berinjela de forno vegetariana

INGREDIENTES
2 berinjelas médias
1 pimentão amarelo pequeno em cubinhos
100g de champignon fatiado
2 tomates em cubinhos
50g de azeitonas verdes fatiadas
1 cebola pequena em cubinhos
Queijo muçarela ou parmesão a gosto
Cheiro verde a gosto
Pimenta jalapeño a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO
1. Lave e corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Coloque-as para cozinhar no vapor até que a casca seja facilmente perfurada por uma faca (cerca de 10 minutos). Caso você não tenha uma vaporeira, pode fritar as berinjelas (ela absorve bastante óleo, mas fica bem crocante e não vou negar que é uma delícia!) ou então grelha-las durante alguns minutos numa frigideira com azeite.
2. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola. Quando ela estiver levemente dourada, acrescente os pimentões e os tomates. Espere eles murcharem, adicione o champignon e as azeitonas e tempere com sal e pimenta. Refogue mais 2 minutinhos, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde.
3. Acomode as berinjelas em uma assadeira e faça cortes superficiais para o recheio se acomodar melhor. Cubra cada metade com uma porção generosa do refogado. A cobertura de queijo é a gosto do freguês. Tem dias que quero uma camada bem servida de queijo muçarela, em outros uma boa cobertura de catupiry e as vezes só uma polvilhada de parmesão já me deixa feliz.


4. Leve ao forno bem quente (+ou- 200º C) até o queijo dourar.





Hummm... que fominha. Acho que hora de ir para a cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!