sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Galette de ricota e cebola caramelizada

Olá pessoas!
A receita de hoje foi um achado do meu pai. Ele comprou algumas revistas de culinária bem antigas em um sebo e achou que essa tinha potencial. Numa das minhas visitas ele pediu que eu fizesse e confirmamos a gostosura dessa galette!
O recheio sugerido na revista é de ricota, mas por que não dar um incrementada? O acréscimo da cebola caramelizada foi inspirado pelo programa A Cozinha Caseira de Annabel, que num dos episódios mostra uma receita de cebola caramelizada que é de suspirar.... Aliás, tudo nesse programa me faz suspirar. A Annabel Langbein mora  numa fazendinha nos alpes da Nova Zelândia e colhe frutas, verduras, legumes e temperos orgânicos em sua horta particular. Além disso, ela tem como vizinhos produtores de queijos, de vinhos, pescadores, etc. Tudo tão bucólico, tão bonito... Dá vontade de sair correndo para ser vizinha da Annabel!
Ok, a história tá bacana mas já imagino caras de interrogação questionando "mas que raios é uma galette?!!!" Galette é um termo genérico muito utilizado na culinária francesa para designar tortas doces ou salgadas. O que diferencia a galette de uma torta convencional é o seu formato. Ela  não é moldada em uma assadeira e sim manualmente, dando um aspecto rústico e geralmente com o recheio aparecendo no centro. Olhem só na foto aqui embaixo.


Galette de ricota e cebola caramelizada 

INGREDIENTES DA MASSA
1/3 xícara (chá) de água morna
15g de fermento biológico fresco (=1 tablete)
½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ col (chá) de sal
1 ovo
1 gema para pincelar
3 col. (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO
Misture a água, o açúcar e o fermento e deixe descansar por 10 minutos. Em outra tigela misture o restante dos ingredientes e adicione a mistura de fermento. Junte farinha até desgrudar das mãos. Transfira para uma tigela untada de manteiga e gire-a para que a massa fique toda untada. Cubra e deixe crescer por 45 minutos. Empurre a massa para baixo e deixe descansar mais 10 minutos antes de abrir. Abra a massa com um rolo até ficar com cerca de meio centímetro de espessura. Coloque-a aberta em uma assadeira untada e espalhe o recheio no centro, formando um círculo. Eu coloquei uma camada da ricota, cobri com a cebola caramelizada e polvilhei queijo parmesão. Agora é só fechar, puxando uma parte da massa de cada vez em direção ao centro. Pincele a massa com a gema batida e asse em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar (+ou- 30 minutos).



INGREDIENTES DA CEBOLA CARAMELIZADA
6 cebolas roxas fatiadas em rodelas finas
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de vinagre balsâmico (se não tiver, não deixe de fazer! use o vinagre de vinho comum que vai dar certo!)
1 ½ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve em fogo médio. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos até o líquido secar e mexa de vez em quando.

INGREDIENTES DO RECHEIO DE RICOTA
400g de ricota
100g de creme de leite
1 punhado de cheiro verde bem picado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Amasse ou processe a ricota e misture com os outros ingredientes.


Eu até tentei tirar uma foto do recheio, mas não deu tempo.... rs.

2 comentários:

Obrigada por comentar!
Volte sempre!